terça-feira, 13 de julho de 2010

Candidatos a deputados em Cataguases - II

Este é um espaço democrático e portanto deve ser usado para exercer a democracia que pressupõe cidadania. Vou, na medida do possível postar idéias e conversas dos candidatos. Sendo assim, apresento o primeiro desta seção.


“PROFESSOR TARCÍSIO” - 13113 – PARTIDO DOS TRABALHADORES

POR UM MANDATO COLETIVO, PARTICIPATIVO E DEMOCRÁTICO.



Nasci em Cataguases onde vivi até ir estudar em Viçosa. Lá me formei em Engenharia Florestalem Ciências Florestais. Em 1999 conclui meu doutorado na University of Wales, Reino Unido, também em Ciências Florestais. Há 25 anos trabalho como professor na Universidade Federal de Lavras - UFLA, tendo me dedicado à docência, à orientação acadêmica e à pesquisa científica. e fiz mestrado

Apesar de ter saído de Cataguases há tanto tempo, sempre mantive contato com meus pais, já falecidos, meus parentes e muitos amigos que tenho na cidade. Tenho muito orgulho de ser cataguasense, de falar para as pessoas sobre as coisas boas da cidade e de sua gente.

Estou me apresentando como candidato a Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores – PT e pretendo defender os interesses da população de Cataguases e região na Assembléia Legislativa.

Penso que uma das formas mais nobres de promover transformações na sociedade é através da política. O político tem por obrigação ser ficha limpa, como qualquer cidadão, mas deve ter conhecimento da realidade em que vive, ser bem articulado com as estruturas administrativas públicas e com os movimentos sociais e ser fiel às suas convicções e às suas bases. Por isso, quero ser eleito para a Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais para ajudar a melhorar a sociedade em que vivemos. Acredito que o avanço das nossas instituições conduzirá à formação de uma classe política mais bem preparada, autônoma e representativa. Nosso país, nosso estado e nossa cidade têm um futuro promissor e precisam de mulheres e homens capacitados para conduzir esse processo.

Há muito tempo nossa cidade e região não têm representação efetiva na Assembléia para defender os interesses de sua gente, o que tem prejudicado a real defesa de suas vontades. É preciso reagirmos para alterar essa realidade, mas é importante também que o eleitor tenha um candidato à altura de suas aspirações.

Com 53 anos de idade, me sinto preparado para enfrentar essa missão. Tenho me dedicado por muito tempo à educação, à ciência & tecnologia e às causas ambientais. Mas, quero dedicar um possível mandato também à defesa da socialização do sistema de saúde, à educação de qualidade das crianças e adolescentes em tempo integral nas escolas e à expansão do ensino médio profissionalizante. Quero contribuir para a geração de empregos, para o aumento dos salários dos trabalhadores, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Resumindo esta breve apresentação, me proponho a defender na Assembléia Legislativa a implantação de uma política voltada para os reais interesses da população de Minas Gerais, nos moldes que o presidente Lula tem feito no plano federal e que Dilma Rousseff continuará. Da mesma forma que Hélio Costa e Patrus Ananias farão aqui em nosso estado.

Durante os próximos três meses pretendo estreitar o contato com a população de Cataguases e região para apresentar mais detalhadamente minhas propostas e receber sugestões, idéias, críticas, opiniões e anseios.


Conto com sua ajuda e participação!


José Tarcísio Lima