sábado, 17 de julho de 2010

Festival Ver e fazer filmes - Cataguases




O Festival Ver e Fazer Filmes é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Cidade de Cataguases e do CINEPORT - Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa. Em sua 2ª edição, o Festival acontece em Cataguases (Minas Gerais, Brasil), no período de 3 a 14 de Agosto de 2010.

O Festival Ver e Fazer Filmes tem como missão principal possibilitar, a partir de um formato original, um encontro de aprendizado entre diversos profissionais do mercado audiovisual, professores, estudantes universitários e participantes de projetos sociais e culturais, por meio de uma experiência única e singular de formação, criação, produção e competição cinematográfica.

Em 2010, o Festival irá movimentar Cataguases com a produção de curtas-metragens de ficção e documentários, fóruns com especialistas, ações de intercâmbio entre jovens da região, oficinas preparatórias, exposições, teatro e shows musicais. A cidade será palco de uma animada disputa que irá envolver duas universidades e cinco equipes de jovens do Brasil, Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde.

O Festival se apóia em dois eixos principais: a etapa FAZER, que irá resultar na produção de sete curtas-metragens, todos inspirados na obra do importante escritor cataguasense Luiz Ruffato; e a etapa VER, com ações, oficinas relâmpagos e exibições de filmes especialmente organizadas para o público infanto-juvenil, em sessões comentadas, palestras e mostras multimídias. Ao final, o Festival institui o prêmio “Câmera Na Cabeça” em diversas categorias, tanto para a Etapa Fazer, quanto para a Etapa Ver.

Desde sua primeira edição, em dezembro de 2008, o Festival Ver e Fazer Filmes está integrado a um amplo Programa de Cultura e Desenvolvimento Local, na perspectiva da organização de políticas públicas de cultura e juventude na cidade e região. No campo da economia criativa a meta é a implantação do “Pólo Audiovisual, Animação e Mídias Digitais”.


Confira todas as informações em: www.festivalverefazerfilmes.org.br