sábado, 25 de setembro de 2010

Você sabe o que são hoaxes? Cuidado! Você pode ser vítima.

Montagem grotesca que ilude o receptador do e-mail
Confesso que ainda tenho dúvidas se o rumo que o PT Nacional tomou é o melhor para o país e para o PT, portanto votarei em Marina Silva para presidente, pois nem toda admiração do trabalho brilhante de Lula durante estes oito anos conseguiu fechar a mágoa do que foi feito com Marina quando ainda era ministra do meio ambiente, ocasionando sua transferência para o partido verde. Lula errou feio. Ela deveria ser a candidata do PT. Mas costumo ser justo e tenho que manifestar minha indignação e esclarecer os amigos que acompanham meu blog. Nos últimos dias tenho recebido várias mensagens sobre a candidata Dilma Roussef. Primeiro um e-mail dizia que ela era guerrilheira, no outro que ela não poderia entrar em vários países por causa de sua ficha criminal, no outro que era lésbica, no outro que assaltava bancos (inclusive com a ficha criminal em anexo e fotos das supostas vítimas) e tem também aquela carta dizendo que o seu vice, michel temer, era Satanista. Todos são boatos que surgem e atrapalhama vida dos brasileiros que ficam sem saber se acreditam ou não. Existe um termo técnico para isso: Hoaxes. Você sabe o que é? Hoaxes são boatos espalhados por mensagens de correio eletrônico, que servem para assustar o usuário de computador. Uma mensagem no e-mail alerta para um novo vírus totalmente destrutivo que está circulando na rede e que infectará o micro do destinatário enquanto a mensagem estiver sendo lida ou quando o usuário clicar em determinada tecla ou link. Quem cria a mensagem hoax, normalmente costuma dizer que a informação partiu de uma empresa confíavel, como IBM e Microsoft, e que tal vírus poderá danificar a máquina do usuário. No caso da Dilma, anexam fichas da polícia, mostram fotos, etc.

Desconsidere a mensagem. Em hipótese alguma, clique em qualquer link, pois poderá ser algum malware (vírus) ou Spyware (Programa espião) ou cavalo de tróia (Arquivo comum, não detectado pelo antivírus que quando chega ao computador, saipara atacá-lo).

Veja abaixo as categorias de hoaxes (vírus-boato) e de cartas-correntes:

Alertas de código malicioso (vírus e cavalos de Tróia) Avisos sobre cavalos de Tróia, vírus e outros códigos perniciosos, sem base em fatos. Os alertas sobre as mensagens com tema Good Times e semelhantes se enquadram aqui.

Mitos e lendas Urbanas
Alertas e histórias sobre coisas ruins que supostamente teriam acontecido a pessoas e animais, mas na verdade não aconteceram. Histórias como a do poodle no microondas e das agulhas em assentos de cinema são um bom exemplo.

Brindes e presentes
Histórias sobre brindes e presentes oferecidos por grandes empresas. Se você enviar a mensagem a outras pessoas, uma grande empresa lhe enviará muito dinheiro, roupas, oferecerá férias grátis etc. Espere sentado por isso. Vai falar que não encaminhou uma mensagem para ganhar um nootebook da Ericsson?

Alertas inconseqüentes
Alertas desatualizados ou sobre coisas reais que não representam grande problema.

Mensagens de simpatia e pedidos de ajuda para terceiros
Pedidos de ajuda ou de mensagens de simpatia para alguém que teve problemas ou sofreu um acidente. Vai dizer que nunca encaminhou a mensagem para ajudar o bêbe desfigurado? Cada mensagem a Uol paga 7 centavos. Fala sério, tem gente que acredita!

Correntes de cartas tradicionais
Correntes de cartas tradicionais com ameaças de má sorte caso você as interrompa, ou que pedem que você envie dinheiro a um número x de pessoas no topo da lista antes de retransmitir a mensagem.

Correntes de ameaças
Mensagens ameaçando você, seu computador ou alguém mais caso elas não sejam retransmitidas.

Correntes de mensagens falsas
Mensagens de e-mail que parecem vir de uma empresa legítima, mas são, na verdade, trapaças e armadilhas.

Correntes de histórias assustadoras
Mensagens de e-mail contando histórias terríveis que aconteceram a pessoas (especialmente mulheres).

Piadas
Mensagens de alerta em que é difícil imaginar que alguém acredite.

Lendas reais
Histórias e mensagens reais que não são embuste, mas continuam rodando na Internet.

Histórias adulteradas
Histórias verdadeiras nas quais os fatos foram adulterados para servir aos interesses de alguém.

Origem desconhecida
Mensagens que não soam verdadeiras, mas que não se consegue provar a falsidade. 


Conselho deste blogueiro: Na dúvida, não avnce o sinal!