quarta-feira, 6 de abril de 2011

Jovens de Cataguases vão se reunir em novo conselho municipal

A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Cataguases está formatando o projeto de lei, a ser encaminhado na próxima semana à Câmara de Vereadores, com a proposta de criação do Conselho Municipal da  Juventude. Esta já é a primeira ação após o Encontro Regional que a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais (Seej/MG) promoveu na cidade no último dia 24 de março, na Policlínica Dr. José Júber Ribeiro. "Estamos seguindo, passo-a-passo, a Cartilha da Juventude Municipalista da Seej/MG para que os jovens de Cataguases possam constituir um conselho, como nos foi proposto no Encontro", afirmou o Secretário, José Vítor Lima. 

Na noite de 24 de março, com o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, representantes de 12 municípios da região estiveram presentes, entre jovens, prefeitos e vereadores: Dona Eusébia, Itamarati de Minas, Leopoldina, Muriaé, Miraí, Recreio, Rodeiro, Santa Bárbara do Monte Verde, Santana de Cataguases, Santana do Deserto e Ubá. 
Promovido em parceria com a Prefeitura de Cataguases, o encontro contou com a presença do Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, e do subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo. O objetivo foi incentivar o público presente ao debate de políticas públicas e estimular a implantação do conselho da juventude em suas cidades. 
"Precisamos trazer os jovens para mais próximo de nós", explicou aos prefeitos o secretário  Braulio Braz. Segundo ele, o conselho é um mecanismo que reforça o diálogo entre o poder público e o cidadão de 15 a 29 anos. "Os jovens são bons cobradores e o conselho apresenta-se como um espaço propício para o questionamento relacionado às políticas públicas de juventude e para os avanços". 
De 2009 a 2010, dez Encontros Regionais para Criação de Conselhos Municipais de Juventude foram realizados pela Seej/MG, com a participação de mais de 2.000 pessoas de aproximadamente 200 municípios. Nesse período foram criados 40 conselhos municipais de juventude, o que equivalente a 32,5% de órgãos no Estado, que totalizam 123.
 Oferecer controle social à população, através dos conselhos, é governar de modo interativo, equilibrando forças e interesses. É uma forma de descentralizar a administração, instituindo mecanismos de participação popular para garantir a transparência e evitar a corrupção.
O município de Cataguases tem hoje 16 conselhos em funcionamento. Sete deles estão ligados à Secretaria de Assistência Social, como aparecem abaixo: 
1. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
2. Conselho Municipal de Assistência Social
3. Conselho do Deficiente de Cataguases
4. Conselho dos Direitos da Mulher
5. Conselho do Idoso de Cataguases
6. Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
7. Conselho Municipal Anti-Drogas
8. Conselho Municipal de Esportes
9. Conselho Municipal de Cultura
10. Conselho Municipal de Turismo
11. Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
12. Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico
13. Conselho Municipal de Saúde
14. Conselho Municipal de Educação
15. Conselho Municipal de Alimentação Escolar
16. Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Conselho do Fundeb).

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cataguases