sexta-feira, 6 de maio de 2011

Consulta Pública COPASA: Minha opinião

Enviei a seguinte mensagem à consulta pública sobre o contrato a ser celebrado entre a COPASA e o município:

Prezados Senhores, visando participar da Consulta Pública referente ao tratamento de esgoto, sugiro o seguinte:


  1. Não vender a rede de esgoto; Alugar.
  2. Separar o contrato da água e do esgoto.
  3. Que o esgoto dos distritos também sejam tratados. Não tem lógica: só na zona urbana por quê? A Copasa quer só File Mignon? Tem que “roer o osso” também.
  4. Fazer outra Consulta Pública com mais calma. As coisas estão sendo atropeladas. Está sendo positiva a questão do carro de som, mas a consulta deve ser mais ampla e divulgada, para mais pessoas participarem. O contrato é grande e não está disponível os cinco anexos no site da prefeitura. Por quê?
  5. Não deve haver cobrança pela manutenção da rede, antes da plenitude das ETE’s. Durante este período, continua como está: a prefeitura continua dando assistência e não há cobrança, só a taxa anual.
  6. Cataguases é uma cidade histórica. Parte do lucro líquido deveria ser investido aqui na manutenção do patrimônio Histórico. Deveria constar em contrato. A chácara Dona Catarina, por exemplo: Está nas mãos da Prefeitura, mas é necessário investimento. O Cine Edgard: precisa investimento.
  7. Outra área de apoio deveria ser o Esporte: a secretaria de Esporte vive às minguas com o pires na mão. Deveria haver uma parcela deste lucro para ações desta Secretaria. O retorno seria a imagem institucional da COPASA. Tudo isso em contrato.
E você? Participou? Depois não adianta chorar pelo leite derramado...