quarta-feira, 13 de julho de 2011

43º festival de Inverno UFMG - INSCRIÇÕES PARA OFICINAS



Cataguases
Incrições prorrogadas até dia 14 de julho de 2011

Local de realização: Escola Estadual Guido Marliere
Rua Tenente Luiz Ribeiro, 110 - Vila Domingos Lopes


Oficina de iniciação

A/V PERFORMANCE (LIVE IMAGES E VIDEO MAPPING)

Executar
exercícios práticos de introdução a softwares para MAC e PC, e análises
teóricas de tópicos como: narrativa audiovisual, programação de
softwares modulares, loop, sincronia, multi projeção, arte generativa e
video mapping (dentre outros).
Professor: Henrique Roscoe (BH)
Público-alvo: artistas, vj, músicos, críticos, estudantes e interessados em geral, com idade a partir de 16 anos.
Vagas: 20
Período: 15 a 23 de julho
Horário: 10h às 13h e 14h às 18h
Material do aluno: embora não seja obrigatório, recomenda-se que o aluno leve notebook, câmeras fotográficas e de vídeo digitais.

Oficinas de atualização

DESENVOLVENDO GAMES COM A UNITY3D

Introduzir os alunos ao ambiente de desenvolvimento integrado e motor
de jogos Unity3D. Ao final do curso espera-se que os participantes
estejam aptos a utilizar a Unity3D como ferramenta para realizar
experimentações, prototipagem e instalações.
Professor: Alessandro Silva (BH)
Público-alvo: programadores,
estudantes e interessados em geral, que tenham noções intermediárias de
programação em qualquer linguagem (C/C++, Python, Java etc).
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 15 a 23 de julho
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Material do aluno: embora não seja obrigatório, recomenda-se que o aluno leve notebook, câmeras fotográficas e de vídeo digitais.
Faça sua inscrição

INTRODUÇÃO AO PROCESSING

Introduzir os alunos aos conceitos de programação e ao ambiente de desenvolvimento Processing. Ao final do curso espera-se que os participantes estejam aptos a criar imagens, animações e aplicações interativas para experimentação artística, prototipagem de jogos e instalações.
Professor
Wallace Lages (BH) - Professor do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, bacharel em Ciência da Computação e mestre em computação gráfica. Em sua caminhada profissional acumulou diversas experiências, principalmente no mercado de jogos eletrônicos. Foi um dos autores do projeto Peixis, vencedor do concurso JogosBR em 2006 e do Jogo Freestyle, vencedor do concurso BRGAMES em 2009. Co-autor da instalação multimídia Palavrador Openbook 2.0, exposta na Galeria de Arte Siggraph 2007 e vencedora do prêmio Poesia Digital em Vinarós, Espanha. Foi membro do comitê de organização e Chair de pôsteres técnicos do VII Simpósio Brasileiro de Games 2008; membro fundador do Grupo de Computação Gráfica e Tecnologia de Jogos da UFMG (CGGT) e fundador da Ilusis Interactive Graphics. Atualmente faz parte da diretoria da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos.
Público-alvo: artistas, programadores, estudantes interessados em geral, com idade a partir de 16 anos.
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 20
Período: 15 a 23 de julho
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Material do aluno: embora não seja obrigatório, recomenda-se que o aluno leve notebook, câmeras fotográficas e de vídeo digitais.

NARRATIVAS INTERATIVAS E JOGOS POÉTICOS

Produzir, colaborativamente, aplicativos  de narrativas interativas (poéticas hipermidiáticas) do roteiro à finalização a partir do software de produção de jogos GamaMaker. O trabalho em equipe irá produzir todo material (vídeo, áudio, fotografia, desenhos, etc) a partir de uma visão estética da cidade de Cataguases.
Professor
Francisco Carlos de Carvalho Marinho (Chico Marinho – UFMG) - professor da Escola de Belas Artes – Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais. Líder do grupo de pesquisa CNPq - 1maginári0: poéticas computacionais. http://1maginari0.blogspot.com/. Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares. Artista digital, ilustrador, chargista (jornais Estado de Minas e Diário da Tarde, 1986 – 1999). Diretor da Ex Nihil Mltimídia (1992 – 1999). Animador, roteirista, diretor de arte e poeta computacional com premiação e participação em eventos internacionais.
Público-alvo: artistas, vj/dj, músicos, animadores, designers, estudantes e demais interessados, que tenham conhecimento de ambiente Windows, algum aplicativo de edição de imagens estáticas (GIMP ou outro).
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 10
Período: 15 a 23 de julho
Horário: 10h às 12h e 14h às 17h
Material do aluno: câmeras digitais (de celulares, câmeras digitais simples etc).

FULLDOME - video para sistemas imersivos

O formato Fulldome compreende uma nova mídia audiovisual digital e imersiva, com a exibição de conteúdos audiovisuais em salas especiais, dotadas de telas hemisféricas. Suas características permitem uma experiência que envolve o espectador em 360º de imagem e cria uma ambiência em três dimensões. A oficina pretende iniciar à produção neste formato, com apresentação de diversas técnicas para produção de conteúdos, da fotografia à arte computacional, com a produção de pequenos vídeos e experimentos.
Professor
André Góes Mintz (UFMG) - bacharel em Comunicação Social pela UFMG, é comunicador visual e artista, com ênfase em vídeo e novas mídias, tendo desenvolvido diversas instalações audiovisuais e interativas. Como membro fundador do coletivo Marginalia Project, desenvolveu instalações expostas em Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Nanchang, China, além de ter colaborado com instalações expostas em Lima, Peru e Cidade do México. Em 2008 foi vencedor do 1º prêmio do Festival Conexões Tecnológicas e em 2009 foi finalista do 8º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, na categoria Artista em Início de Carreira. Desde 2009 é um dos coordenadores do Marginalia+Lab, laboratório de arte e tecnologia sediado em Belo Horizonte. Em 2010, foi o coordenador geral do Interactivos? ’10 BH, evento internacional de arte e tecnologia, realizado em Belo Horizonte. Desde 2010 é assessor de audiovisual do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, tendo desenvolvido pesquisas para a produção audiovisual no formato fulldome, além de sistemas de interação para instalações do museu e pesquisa de formatos e conteúdos para a fachada digital do Espaço.
Público-alvo: profissionais e estudantes das artes e interessados em geral. Não constituem pré-requisitos obrigatórios, mas o aluno poderá ter melhor aproveitamento se possuir conhecimentos básicos de criação e manipulação de imagens digitais (foto e vídeo), modelagem e animação 3D e programação para computação gráfica.
Seleção: preencher os campos “currículo resumido” e “carta de intenções” do formulário
Vagas: 15
Período: 15 a 22 de julho
Horário: 10h às 13h e 14h às 18h
Material do aluno: se possuir, é recomendável que o aluno leve seu próprio computador e informe, na ficha de inscrição, suas características e configurações.