quarta-feira, 7 de março de 2012

Estudantes já podem usar vale transporte aos finais de semana


Um importante direito já pode ser usufruído pelos estudantes de Cataguases: a utilização do vale transporte estudantil, aos sábados, domingos e feriados. A lei reivindicada por várias lideranças juveis em Cataguases, inclusive com o apoio irrestrito deste blogueiro, foi uma proposta de lei apresentada pelo Vereador Vanderlei Pequeno (PT). A proposta foi aprovada pelos demais vereadores e sancionada pelo Prefeito Willian Lobo de Almeida. Apesar de ser um avanço na consolidação de políticas públicas afirmativas para a Juventude de Cataguases, muitos pais e alunos ainda a desconhecem.
Para usufruir do direito, o procedimento é simples: todo aluno que estiver matriculado na rede pública de Ensino, deverá solicitar na secretaria da Escola, o “Carnê-declaração” de Passe Estudantil. Eram 50 unidades, agora são 66 unidades, por mês. Após o carimbo e assinatura do Diretor da Escola, o aluno deve levar à CATRANS, que está localizada sobre o Banco Itaú, na Praça Rui Barbosa. 
Para utilizar o passe aos finais de semana os estudantes deverão portar carteira de identificação Estudantil (Carteirinha), ou estar uniformizado, ou ainda apresentar declaração de matrícula, para o ano vigente.
Para os defensores da proposição, a lei transforma a visão fragmentada de que a formação do aluno se restringe à escola. O caráter do jovem deve ser forjado na totalidade: escola, cultura, lazer, família, igreja, etc.
        As empresas já estão cientes e notificadas pela CATRANS (Coordenadoria de Trânsito de Cataguases) e parecer emitido pelo procurador do município Roosevelt Pires.
            Caso a lei seja descumprida, o estudante deverá entrar em contato com o procurador, pelo telefone 3422-1066 para ser melhor orientado.