quinta-feira, 15 de março de 2012

Prevenção de enchentes em Cataguases ganha nova tecnologia

     Mais tecnologia para a prevenção de enchentes em Cataguases será obtida com a instalação de uma plataforma de coleta de dados informatizada. A informação foi dada esta semana, pelo Jornalista Antônio Trajano, no Jornal Atual desta semana.

      Segundo o ojornalistas, o aparelho foi colocado nas margens do rio Pomba, próximo à ponte metálica e ao lado do clube do Remo, por técnicos do Serviço Geológico Brasileiro, órgão vinculado aoMinistério das Minas e Energia (MME).

     Além de monitorar o nível do rio Pomba, o disposivo, com pluviômetro, sensor radar e um painel solar, também mede a quantidade de chuva em milímetros. A checagem poderá ser feita pela Defesa Civil municipal por meio de um link gerado pelo Ministério das Minas e Energia para esta atividade. 

     A novidade foi elogiada pelo coordenador da Defesa Civil de Cataguases, Carlos Pires. Para ele, o novo sistema de monitoramento vai gerar "dados mais precisos em períodos chuvosos, contribuindo decisivamente para a prevenção e a mobilização de nossas equipes".

Fonte: Jornal Atual - Nº 88