segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Público na privada

Por Elias Junior

Público é tudo aquilo que é compartilhado e é responsabilidade de todos, como por exemplo, os espaços e instituições públicas. Privado é aquilo que pertence a uma pessoa ou um grupo de pessoas.
Sua cidade é um espaço público, sua casa é um espaço privado. O exemplo fica ainda mais claro quando pensamos na diferença entre escolas públicas e privadas, hospitais públicos e privados.
O setor público é responsável por cuidar dos interesses da sociedade. Já o setor privado, composto por empresas, corporações e trabalhadores autônomos, atende aos interesses de um empresário ou de grupos empresariais.
No Brasil muito se faz para dizer que o setor público é ineficiente e o setor privado é eficiente. Agindo assim, grupos econômicos se apoderam do dinheiro do povo em nome de uma suposta eficiência. É óbvio que quando o município não tem capacidade de investimento, a saída é terceirizar. Mas tem que ter critério e acima de tudo ética. Não podemos contratar parentes, pois é nepotismo. Não podemos doar terrenos para funcionários e amigos de chefes do município, pois é privilégio. Não podemos aceitar um contrato com a COPASA que trará danos à população durante 30 anos.
A coleta de lixo do seu município: é pública ou privada? O tratamento de esgoto e água: é público ou privado? O transporte coletivo: é público ou privado? O calçamento da sua rua: é público ou privado? A melhor escola que sai no jornal e na TV de sua cidade: é pública ou privada?
Aí vem outra pergunta: quem são os fornecedores do poder público? Empresas de Cataguases ou de outros municípios? Por que tantas empresas de Belo Horizonte estão atuando nos últimos anos em Cataguases? Por que há tanto investimento em propaganda nas rádios? Marketing ou publicidade?
Outra questão é o concurso público: por que em Cataguases nos últimos anos não existiu concurso público? Por que tanta gente está contratada?
Administrar uma cidade é muito mais que terceirizar serviços. Porque senão, o público vai para a privada.