domingo, 16 de setembro de 2012

CINCO MITOS SOBRE A POLÍTICA QUE DEVEM SER COMBATIDOS

Luiz Lopes é professor e artista plástico



1. TODO POLÍTICO É IGUAL

FALSO: A ciência comprova que ninguém é igual a ninguém, nem os gêmeos. Nenhum habitante do planeta tem a mesma impressão digital. Portanto, os políticos não são iguais entre si. Precisamos enterrar essa ideia, pois ela leva as pessoas à não-participação e impede a luta individual e coletiva pela mudança. Essa frase carrega uma carga negativa, depreciando todos os políticos. Se ela fosse verdadeira, o Brasil seria o mesmo sempre. Teríamos ainda hoje escravidão, as mulheres e os analfabetos não votariam, não teríamos uma presidente mulher, não teríamos pagado a dívida externa ao FMI no governo LULA, etc. O que acontece é que a imprensa nos bombardeia diariamente com o que há de pior, porque dá audiência: guerras, violência, crimes, maus políticos.


2. TODO POLÍTICO É CORRUPTO

FALSO: Há os bons e os maus políticos como em qualquer profissão. Mas à mídia interessa destacar os corruptos, pois dá audiência, o que não deixa de ser importante, pois ela denuncia o mau dirigente ou legislador. É o passado político do candidato voltado para o interesse coletivo, a sua conduta moral, a sua proposta de governo, o partido político ao qual é filiado, o seu envolvimento com os movimentos sociais, tudo isso somado que faz a diferença entre os políticos.

3. ENTRA GOVERNO, SAI GOVERNO, NADA MUDA

FALSO: Se analisar com mais objetividade, verá inúmeras mudanças sociais e econômicas que o Brasil não tinha há dez anos. Mudanças são feitas, porém, quase sempre, aquém de nosso desejo ou das necessidades sociais. Quando há mobilização da sociedade e participação ativa de todos, a mudança tende a ser mais rápida, como no movimento das Diretas Já ou dos Caras-Pintadas. Lembre-se: no século XIX a lei permitia a escravidão. Através de muita luta e participação das instituições sociais como a imprensa e os partidos políticos, ela acabou. Assim, é preciso agir socialmente para que haja mudanças.


4. NÃO ADIANTA PARTICIPAR, MEU VOTO NÃO VAI MUDAR NADA

FALSO: Somente por meio da participação individual e coletiva, por meio da luta é que se consegue alguma mudança. Seu voto consciente, somado a outros, é que fará a mudança. Lembre-se: vivemos num país capitalista e cada grupo social defende seus interesses. Só a participação efetiva nos destinos do seu bairro, da sua escola, do seu trabalho, do seu clube, da sua igreja, da sua cidade, etc. é que mudará o nosso país.


5. VOU ANULAR MEU VOTO PARA PROVOCAR NOVAS ELEIÇÕES

FALSO: Segundo a legislação eleitoral, anular o voto como protesto não provocará novas eleições, porque outros votarão e será eleito o candidato que obtiver 50% dos votos válidos mais1. É mais inteligente saber escolher bem seu candidato e não permitir de forma alguma que nenhum deles compre seu voto. Político que paga pelo voto, comete crime eleitoral e já se mostra corrupto antes de assumir cargo público. Não merece seu voto. Lembre-se: seu voto tem consequências boas ou más.

Prof. Luiz Lopez
Set. 2012