domingo, 23 de fevereiro de 2014

BDMG recebe missão empresarial francesa

O BDMG recepcionou  no dia 20 de fevereiro (quinta-feira), o Embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, acompanhado de representantes de grandes empresas francesas que vão avaliar novas oportunidades de investimento. No encontro foram apresentadas as áreas de atuação do Banco como instituição de fomento.

Na oportunidade, o presidente destacou a relação próxima entre França e Brasil, a exemplo do contrato no valor de R$175 milhões assinado em dezembro de 2013 com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que em breve produzirá benefícios nos municípios mineiros, incluindo Belo Horizonte.

Para Denis Pietton, a consolidação da relação entre a França e Minas Gerais é emblemática. Ele destacou a importância do estado como terceira economia do país; a localização privilegiada e as possibilidades de concretização de novas parcerias.


Apoio a municípios – Estão sendo identificados e analisados pelo BDMG projetos municipais de mobilidade urbana, drenagem, prevenção a desastres naturais, tratamento e disposição de resíduos sólidos, além de saneamento básico. Belo Horizonte, por exemplo, terá recursos da ordem de R$ 65 milhões a serem aplicados em obras na Pampulha e em iniciativas que melhoram a mobilidade urbana no Hipercentro da capital, por meio do projeto Mobicentro. Outras cidades como Bugre, Goiabeira, Jeceaba, Santa Bárbara e Paracatu terão investimentos, distribuídos ao longo de 2014 e 2015, para saneamento e captação de água, entre outros.

Além dos financiamentos a municípios oferecidos no BDMG, há um conjunto de iniciativas no governo estadual que é objeto de cooperação técnica com os franceses sob os seguintes eixos: mobilidade urbana; elaboração de um plano de energia/clima para o território; reconversão das áreas poluídas e degradadas; gestão dos resíduos sólidos e desenvolvimento de polo tecnológico e aeronáutico. A cooperação técnica se baseia em trocas de especialistas e técnicos franceses e mineiros e tem previsão para término em 2014.

A missão francesa contou, além do Embaixador Denis Pietton, com a presença de outros representantes da diplomacia daquele país e teve a  participação de empresários de importantes empresas. Compareceram executivos da Atos Latina América (setor de informática), EDF Brésil (energia), Egis do Brasil (engenharia de transportes), GL Events Services (gestão de arenas e eventos), Pomagalski do Brasil (transportes urbanos), Saint Gobain – Canalizações Ltda. (setor de água e meio ambiente) e Astrium (Airbus Defense & Space).

Após o encontro no Banco, o grupo terá também reuniões técnicas com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).