domingo, 23 de fevereiro de 2014

New Mídia, saia justa do Cesinha, Marcha da Marcela, piso dos Professores, Willian Lobo e Maria Lúcia. Tem de tudo, um pouco!

Elias Júnior é Professor.
Bom, semana passada não postei no blog. Estava em Leopoldina no fórum de discussão promovido pela Cáritas Brasileira, sobre a organização das associações de catadores de materiais recicláveis das cidades de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Além Paraíba, Ubá e Juiz de Fora. Recebemos a visita dos assessores Rodrigo e Samuel que pautaram as ações e o apoio (?) do poder público aos agentes ambientais. Ficou combinado que iremos dar os primeiros passos na construção de uma rede, na Zona da Mata. Isso facilitará a venda dos produtos, aumentando o poder de barganha dos catadores. Também foi acertado que no próximo encontro da rede a ser realizado em Ubá, iremos conversar com o promotor Bruno Guerra, para traçar estratégias de ação, especialmente no que se refere ao cumprimento da lei federal que obriga a doação dos resíduos sólidos nas repartições públicas, às associações de catadores.

Foto: arquivo Walmir Linhares
Agora falando sobre os fatos da cidade, soou como uma bomba a notícia publicada no site Mídia Mineira sobre a empresa New Mídia, que ganhou a licitação do carnaval, em Cataguases (Cliqueaqui). Além de fatos, as fotos postadas na rede social pelo Vereador Walmir Linhares, colocou em pauta um assunto que já deu muita dor de cabeça para a atual gestão, ano passado: a licitação no carnaval. Além do modesto cômodo na Cidade de Santana de Cataguases, com aluguel mensal de R$ 100,00 o registro da empresa na junta comercial é de apenas 20 dias. Que coisa estranha! Serão gastos aproximadamente 300 mil reais na festa do Momo com uma empresa tão inexperiente assim? É muito dinheiro, mesmo! Por falar em Cultura, Senhor secretário: E o apoio que o senhor prometeu aos projetos sociais? Precisamos organizar as oficinas de percussão, teatro, música, dança, flauta e outras, ofertadas por movimentos sociais, como a ONG “Movimento Canto e dança Afro” do Bairro Justino. Nem a lei Ascânio Lopes, nem a secretaria de cultura ou quaisquer outros órgãos reconhecem o esforço dos grupos de voluntários que querem construir de forma idônea, uma política cultural na periferia, com qualidade e transformação social.  Grupos de forró, festival de viola, grupos de folia de reis, associações de artesanato, capoeira e outros que esperem. Eles só têm dinheiro para publicar livros que embelezam as prateleiras dos (pseudo) burgueses e para o carnaval. Pão e circo? Vixe. Será que isto que queriam dizer quando falavam de apoio à cultura popular e erudita? Coisa esquisita! Eu, hein?

Sobre a minha postagem “Saia Justa do Cesinha” aqui no blog, recebi muitas críticas da situação (você apoiou ele e agora é do contra?) e elogios da oposição (Não te falei que ele ia trair vocês?). Ainda não entendi a repercussão desta postagem por ambas as partes, afinal de contas não falei nada que o Cesinha não tenha prometido em campanha ou esbravejado na entrevista dada ao site Mídia Mineira e à Rádio Ativa FM.(Assista aqui). Apesar disso, fiquei feliz foi com o número de acessos ao Blog. Depois de um ano desativado, 3700 pessoas acessaram minha postagem segundo a ferramenta Google Anaytics. Por ordem de tráfego as visitas vieram, além do Brasil: Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Rússia, China, Ucrânia, França, Índia e Hong Kong. O sistema operacional mais usado foi o Windows (75%), Linux (16%)  e o Android (4%).  Ipad, Mac, Iphone, Unix, Nokia e Symbian completam a lista. Quanta gente fora de Cataguases! (Artigo completo: clique aqui)

Quanto ao piso dos Professores, a reunião com o Secretário Walter de Paula parece ter avançado para uma solução. Walter ficou de realizar um estudo de impacto da folha para ver se é possível pagar ainda este ano. Opinião minha: ele vai gaguejar e falar que não tem verba. O Prefeito Cesinha vai se enrolando cada dia mais com suas promessas de campanha. E olha que ainda tem o Pronto-Cordis, Escola João XXIII, terceira ponte, distrito industrial, UPA, Concurso, romper o contrato com a COPASA, IFET e por aí vai.

Quem deu as caras de vez esta semana foi o ex-prefeito Willian Lobo, na posse do PSDB Jovem. Parece que ele cansou de ficar na defensiva e resolver provar que Cesinha só fez promessas que não pode cumprir. No evento, ainda tivemos mais duas surpresas, segundo o site do Marcelo Lopes: a filiação da ex-prefeita Maria Lúcia ao PSDB e a notícia da candidatura de José Emílio à Deputado Estadual (Clique aqui e confira)Há quem jure que o ex-prefeito vai ter que tirar coelho da cartola para voltar ao paço municipal, porém, com tanta polêmica, perdendo governabilidade, este cenário parece a cada dia se tornar uma realidade. Abre o olho, Prefeito!

Pra terminar, uma sátira ao caso envolvendo a polêmica do cultivo de maconha na casa do Adolescente, publicada no site do Marcelo Lopes (Clique aqui e confira a reportagem).

Rolou nas redes sociais o vídeo e uma marchinha bem humorada sobre o caso. Bem bolada, como diria o Sílvio Santos. Até agora ninguém assumiu a autoria, mas com certeza quem criou está dando boas risadas com a repercussão.

Link do vídeo: Clique aqui


Bom, é isso. Bom Carnaval, pessoal!