domingo, 16 de agosto de 2015

O passeio de Willian Lobo

Para Casa: Desenhar o triângulo de governo e estudar antes de ser candidato a Prefeito!
Instabilidade política no cenário nacional, acerto de contas no governo estadual e enquanto isso pelas ruas da cidade o ex-prefeito William Lobo continua fazendo suas visitas e se mostrando à espera das eleições no ano que vem. 

Mesmo não estando alinhado com seu pensamento político, tenho que reconhecer a capacidade de articulação e organização do Professor William. Sua campanha está a pleno vapor, enquanto os outros pré-candidatos estão tentando um lugar ao sol: Vanderlei Pequeno, Vereador Majella,  Drª Maria Ângela Girardi, Alexandre Campos, Sérgio Gouveia, Maguinho, Teco e muitos outros rolam na boca do povo.

Apesar de tantos pré-candidatos parece que a cadeira de Prefeito tende a voltar para o candidato do PSDB, haja visto que as "forças da esquerda" demonstraram incapacidade de cumprir as promessas de campanha: terceira ponte, asfaltamento do acesso da EMPA, nova rodoviária de Cataguases, UPA, Creche, Pronto Cordis, João XXIII, COPASA, estádio municipal, Orçamento Participativo e por aí vai... Estas promessas fatalmente serão cobradas no próximo ano. Por esta razão não coloco o nome do atual Prefeito na lista. Na minha opinião é mais fácil o papai Noel descer no disco voador em plena Praça Rui Barbosa que o atual Prefeito se reeleger. A rejeição do atual governo só não é vista por quem gosta de tapar o sol com a peneira, ou quem quer segurar seu cargo comissionado na Prefeitura de Cataguases. 

O ex-prefeito William tinha razão quanto às promessas de campanha de Cesinha, que após sua eleição de forma rápida se esquivou dos aliados de campanha. Parece que Cesinha fugiu da orientação básica dada por Matus: 

"Governar exige articular três variáveis: a) O projeto de governo, entendido como a proposta de meios e objetivos que compromete uma mudança para a situação esperada, b) A capacidade de governo, que expressa a perícia para conduzir, manobrar e superar as dificuldades da mudança proposta, e c) A governabilidade do sistema, que sintetiza o grau de dificuldade da proposta e do caminho que deve percorrer-se, verificável pelo grau de aceitação ou rechaço do projeto e a capacidade dos atores sociais para respaldar suas motivações favoráveis, adversas ou indiferentes".

Outro ponto importante a ser lembrado são os cargos comissionados que ainda são ocupados por militantes do PSDB, no governo Municipal comandado pelo PC do B e nas regionais do governo estadual comandado pelo PT. Se alguém tiver dúvidas da veracidade é só dar uma olhada na lista dos doadores de campanha do ex-prefeito William e do ex-candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga.

Se no governo atual, persistem cargos comissionados ocupados por pessoas da direita e o projeto de governo não surtiu efeitos positivos, nada mais justo que o comando volte para quem é da direita.

Então, seja bem-vindo Willian Lobo!