domingo, 6 de setembro de 2015

Série Secretários: Ricardo Dias - Secretaria de Esportes


Escrito por Luciano de Andrade

Professor e militante político

Este na foto abaixo, é Ricardo Dias, secretário de esportes de Cataguases. 


A indicação dele é evidentemente política; do acordo entre o seu partido, o PMDB, e o PCdoB do prefeito, que na verdade é o próprio prefeito, pessoalmente. 

Ricardo Dias
Secretário de Esportes de Cataguases
Ricardo Dias não seria o secretário de esportes se o interesse público estivesse acima da política e do egoísmo dos eleitos na hora de definir quem ocupa os cargos de decisão nas diversas áreas da administração, mas já provou que tem postura pra cargos públicos importantes. 

E, pra quem acha que ele não tem nada a ver com a área de esportes, deve ser lembrado que ele jogou futebol amador por muitos anos em Cataguases, e que jogava bem, donde jogou com os melhores do seu tempo e fez muitos amigos entre os atletas e os apreciadores de esportes do município.

Ao contrário do secretário de administração, que não aparece, deixando o prefeito bater de frente em tudo, o secretário de esportes sempre foi voluntarioso. Sua vida política e até social é conhecida, e sua atuação como agente político pode até ser questionada, mas ninguém poderá dizer que ele se omitiu de algum debate, se esquivou de algum trabalho necessário.

A capacidade de planejamento e a organização burocrática normalmente necessárias na administração parecem não ser seu forte. Em articulação política e em ânimo pra realizações, no entanto, é craque; e sua secretaria é das poucas que tem uma série de importantes serviços prestados à cidade. 

Com deputados e outros políticos poderosos do PMDB consegue recursos que fazem diferença. A pista de skate e esportes radicais, por exemplo, foi um presente pros jovens que a usam - que viveram de promessas frustradas até então - e pra cidade inteira, que viu uma área morta ganhar muita vida e graça, num local estratégico. 

A sede da secretaria de esportes é na praça de esportes, muito melhorada na sua gestão. Lá mesmo, com toda a simpatia peculiar ele recebe aos que precisam ou querem se aproximar do poder público pra ajudar a alavancar o desenvolvimento do esporte na nossa Cataguases.